segunda-feira, 16 de setembro de 2013

Unreal Engine Mobile

Unreal Engine Mobile

Mais uma vez venho lhes falar da Unreal Engine, desta vez algo que era desconhecido para mim até pouco tempo: UE para desenvolvimento mobile.
Já havia dado uma rápida introdução ao que as ferramentas do Unreal Ed possibilitam, então decidi olhar a fundo as vantagens e as limitações das mesmas.
Fiquei muito contente com o que vi, não só com os jogos resultantes, mas também com o incentivo para a área. Eles da EpicGames não são bobos, sabem que app Mobile são a onda hoje em dia, e não deixaram por menos com a Engine.

Compatibilidade

Atualmente a UE3 tem maior compatibilidade com sistemas IOs, Ipad, Iphone 3GS e similares.
No caso para Android ainda não é algo muito certo, tirando alguns modelos específicos como o Samsumg Galaxy Tab.
Ela também roda no novo console feito pela Sony, o NGP, sem problemas.

UE3 Mobile vs UE3

A verdade é que se você está desenvolvendo uma aplicação usando UE3, é quer q ela seja multiplataforma(PC e Mobile), então eis alguns detalhes:
  • Materials: Para a plataforma Mobile, a forma como os Materials são feitos e processados é um pouco diferente. Veja essa referencia: Materials
  • A maioria das coisas serão convertidas para que sejam suportadas por um mobile, ao gerar tal versão. Entretanto vale lembrar que pontos como usabilidade de memoria, limitar a quantidade de coisas nos Levels é uma boa forma de reduzir isso.
  • Outra possível solução é criar 2 tipos diferentes de jogos, mas com scripts e funcionalidades similares, dessa forma você pode ter num jogo de PC um mapa gigante cheio de itens e etc, e no Mobile salas pequenas com menos detalhes.

Ativando a UE3 para Mobile

Para fazer que sua Unreal Engine trabalhe para Mobile, é preciso alterar alguns arquivos de configuração da mesma (ao que parece é possível baixar uma versão já totalmente configurada para mobile, mas ainda não achei isso).
A maioria das configurações podem ser encontradas no arquivo: “Engine/Config/BaseEngine.ini”. Essas configurações também podem ser sobrescritas por seu “DefaultEngine.ini” dentro do seu diretório “GameName/Config”. Mais informações sobre Mobile Settings.

Domínio do Mercado

Ao que tudo indica, e pelo que muitos estão dizendo, a UE3, agora que chegou ao mercado Mobile, veio para ficar. Provavelmente os melhores gráficos que você vera num Mobile nos dias que viram serão provenientes da UE3. Então vale a pena conferir e aproveitar a onda.
Para você ter uma noção, o jogo Infinity Blade feito pela EpicGames, era pra ser um jogo simples que apenas mostra o poder da engine em mobiles. Entretanto, depois de pouco tempo de venda, até mesmo o pessoal da EpicGames ficou espantado com a quantidade de pessoas comprando o jogo.
Também, não é para menos, confira por si próprio se não da vontade de jogar isso no teu IOs:
E ai, pode falar, já ta baixando o jogo né? =)

Nenhum comentário:

Postar um comentário